Todas as Publicações dos Clubes

COP26: Salvar manguezais para salvar nossos oceanos, disseram os líderes

A campanha global para restaurar os manguezais pode ser uma bala de prata na batalha para tirar os oceanos da calamidade, disseram líderes ambientais na COP26, na quarta-feira (10/11). Os manguezais em 42 países da Comunidade Britânica foram munição crucial na batalha da natureza para lidar com o carboidrato. Ações eram necessárias para reverter a perda de até 50 por cento dos manguezais devido à mudança climática, disse a secretária-geral da Commonwealth, Baronesa da Escócia . Representantes de mais de 20 países e grupos ambientais prometeram ação em uma reunião de “compartilhamento de lições críticas”, organizada pelo Rotary International (RI). O presidente do RI, Shekhar Mehta, disse que viu em primeira mão no tsunami de 2004 a devastação de terras e vidas que teriam sido afetadas se os manguezais tivessem sido protegidos. Especialistas contaram como os manguezais eram o equivalente oceânico das florestas tropicais. “O mar está lavando a costa porque os manguezais desapareceram”, disse Mehta. “Estamos perdendo nosso ecossistema. Uma vez que os manguezais morram, nosso sistema marinho e as comunidades costeiras serão perdidos. ” Ele prometeu que o Rotary apoiaria projetos para restaurar manguezais e trabalharia com comunidades costeiras locais em oito países: Índia, Paquistão, Bangladesh, Quênia, Maldivas, Sri Lanka, Seychelles e Tanzânia. Foi acordado pelos representantes que os trabalhos começariam imediatamente nos projetos, com revisões regulares do andamento. Fonte: Jornal Evening Standard

Homenagem Companheiro Sylvio Vieira pelos 50 anos de serviços prestados

Homenagem 50 anos de serviços prestados   Com alegria e satisfação, o casal Sylvio José Vieira e Anna Vera Bortoletto Vieira completou 50 anos de dedicação ao Rotary Club de São Joaquim da Barra. Foi realizada uma cerimônia festiva na noite de 17 de novembro que contou com familiares, membros da família rotária de São Joaquim da Barra e região, além de membros do Colégio de Governadores do Distrito 4540 e companheiros de ideal de outros clubes de serviços. O Companheiro Sylvio Vieira recebeu Certificados de Homenagem e Honra ao Mérito entregues pelo Governador 2021-22 Adauto Barbosa de Matos e Companheiro Walter Carrara Jr. do Rotary Club de Ribeirão Preto Entre Rios, além do Título de Associado Honorário do Rotaract Club de São Joaquim da Barra. A Dama Anna Vera, também foi homenageada pela Casa da Amizade de São Joaquim da Barra. Familiares e amigos discorreram sobre a trajetória dos homenageados no Rotary e em suas vidas particulares, destacando a todo momento a idoneidade, integridade e dedicação em servir à sociedade. O Rotary Club de São Joaquim da Barra sente-se honrado em tê-los como companheiros de ideal e amigos, e deseja longevidade ao casal.   “Servir para transformar vidas”   Luís Júnior (Imagem Pública - Rotary Club de São Joaquim da Barra)

por

Festiva - Projeto da Cegueira à Visão

No dia 17 de novembro de 2021 foi realizada a reunião festiva em homenagem ao Projeto "Da cegueira à Visão", concebido pelo saudoso companheiro Daniel Cecchetti. O Superintendente e o corpo clínico do Hopital das Clinicas de Ribeirão Preto, responsável pela implementação do projeto, esteve presente para receber as homenagens do Presidente do Rotary Club de Ribeirão Preto, juntamente com os familiares do Companheiro Daniel Ceccheti se igualmente se fizeram presentes nessa festiva de grande emoção. Os Companheiros do Rotary Club de Ribeirão Preto marcaram presença, com vultuosa adesão, em uma festiva de muitas homenagens e companheirismo. A Companheira Sheila Cecchetti discorreu lindamente sobre o projeto, trazendo grande emoção para a festiva.          

por

A crise no Afeganistão e os custos humanos envolvidos

Desde o fim da Guerra Fria e a dissolução da União Soviética, a crise no Afeganistão vem deixando sinais ilusórios de uma possível conciliação internacional e de uma proposta inegociável para a consolidação da paz na região. Com os atentados do 11 de setembro, evento que inaugurou o século XXI, e a suspeita norte-americana acerca de uma possível ligação do território afegão com o suposto paradeiro de Osama Bin Laden, ganhou força a ideia de contornar as táticas diplomáticas e tornar propícia uma intervenção militar no país, a qual, todavia, segundo as palavras do presidente Joe Biden, não tinha o objetivo de levar a democracia para a população, ou seja, tratava-se apenas de uma invasão para a captura do líder da Al-Qaeda. Contudo, o território afegão, delimitado por uma geografia hostil e anecúmena, e com a presença de um povo guerreiro e com forte espírito de resistência, já sinalizava fortes entraves que os soldados estadunidenses teriam de enfrentar nesse processo de dominação. Na história, o lugar ficou conhecido como "Cemitério dos Impérios", visto que inúmeras potências que ousaram obter domínio sobre a região acabaram falhando e tiveram de bater em retirada. Em agosto de 2021, o mesmo resultado se repetiu. As tropas dos EUA, por um acordo firmado entre o ex-presidente Donald Trump e o Talibã, foram retiradas. Após tal movimento, o país, que estava sob o regime de um democracia instaurada, passou por um enorme retrocesso social. As minorias da sociedade afegã, principalmente as mulheres, tiveram suas liberdades restringidas, não podendo frequentar escolas e outros espaços públicos e desempenhar determinadas funções no mercado de trabalho. Isso se deve, devido à imposição da lei da Sharia, que está fundamentada em preceitos islâmicos radicais, e que, dentre outras medidas estabelecidas em sua liturgia, está a ausência de igualdade entre os gêneros, pois a figura da mulher é vista como submissa ao homem. As questões humanas são um fator em destaque novamente em decorrência dessa instabiliddade política e social no país. Um grande exemplo está na dificuldade encontrada por grupos de assistência médica e de serviços comunitários ao realizar ações na região. Destaca-se em meio a isso a campanha da End Polio Now contra a paralisia infantil, cujo um dos principais protagonistas é o Rotary International, o qual não mede esforços para levar a imunização aos dois países remanescentes na luta pela erradicação da doença, dos quais um é o próprio Afeganistão. Vale, portanto, ressaltar que o descaso internacional e o sentimento de indiferença que preenche grande parte da sociedade contemporânea não contribuirá para aliviar os impactos sobre esse povo já tão acometido por intempéries ao longo de sua história. Hoje, mais que nunca, a união é sinônimo de força. E a paz é o único caminho que nos reserva ao menos uma fração de nossa humanidade ao tentar lidar com o futuro. O futuro em todas as suas dimensões.

por

Localizar site dos clubes